20 de janeiro de 2008

dica de cinema

esse é antigo e sensacional: O BAILE. não existe um só diálogo, nenhum ator conhecido e nenhuma pretensão. só épocas e significados. não sei porque,mas sou apaixonada por este filme. todo mundo tem que assistir pelo menos uma vez na vida.



BAILE, O (Le bal)
Direção: Ettore Scola
Elenco: Personagens do Théâtre du Champagnol
Local: Itália/França
Data: 1982
Produção: Giorgio Silvagni
Gênero: Drama

Descrição Física: 1 videocassete (112 min), VHS, son., color.
Assunto: História da França. Comportamento.
Notas: Filme sem diálogos
Resumo: Num imenso salão estão reunidos burgueses ricos, trabalhadores decepcionados, sacerdotizas da dança, cavalheiros virtuosos e operários. Acompanhados por suas paixões, fraquezas e esperanças, eles vão atravessar a noite numa dança contínua e envolvente. Neste salão se encontram todos os representantes do comportamento humano, e durante a evolução das músicas eles irão se transformando, trocando emoções, aproximando-se, num duelo de olhares sedutores e dissimulações do desejo. Em meio a este ambiente denso de personalidade, que vai evoluindo com o passar do tempo, Ettore Scola relata metaforicamente a história da França. O Baile retrata as esperanças, angústias e sentimentos do ser humano no período que vai da década de 30 a de 60. Utilizando os gestos da dança como a mais pura representação dos desejos do espírito.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parece ser um bocado 'experimental'. Quero ver pra conseguir encontrar uma cópia desses por aqui, na Gringolândia, onde só se encontra blockbusters.